Posts Em Destaque

Revelando Sons | Jonathan Raphael

Os considerados pais da famosa Guitarra baiana, também chamada de "Pau elétrico', foram os baianos soteropolitanos Dodô e Osmar (Adolfo Dodô Nascimento e Osmar Álvares Macêdo) no início da década de 40. A genial ideia surgiu quando os músicos autodidatas assistiram a um show do musico Benedito Chaves, violonista carioca que utilizou pela primeira vem, em 1942, o violão eletrizado, ou seja um violão com um captador elétrico acoplado a sua boca. Dai surgiu a grande inspiração que eletrizou e ainda contagia os carnavais por todo o Brasil.

Guitarra baiana (Foto/Google Imagens)

Nas décadas seguintes surge a geração de filhos da Guitarra baiana, tais como seu maior representante - o musico Armandinho Macedo - que depois de ter formado bandas de grande expressão nacional, como "A cor do som', juntou-se ao tio Dodô e ao pai Osmar Macedo, formando em 1974 o Trio elétrico Armandinho, Dodô & Osmar. O trio elétrico lançou inúmeros discos carnavalescos na década de 80 que se tornaram hits antológicos da historia recente da folia nacional.

E essa influencia musical continua contagiando apaixonados pela Guitarra baiana em todo país e pelo mundo, como o musico Jonathan Raphael. Nascido em Paulo Afonso — BA, Raphael iniciou na música aos 8 anos de idade através do piano, indo para o violão e chegando à guitarra aos 14 anos. No ano seguinte, conheceu a guitarra baiana através do luthier Elifas Santana, na cidade de Aracaju — SE. Aos 16 anos, mudou-se para Fortaleza - Ceará, onde estudou guitarra no curso de extensão em música da Universidade Estadual do Ceará — UECE e graduou-se em Música (Licenciatura) pela Universidade Federal do Ceará — UFC, em 2010.

Raphael e sua Guitarra Baiana (Foto/Reprodução)

Há um ano, o músico abriu sua própria empresa, onde atua como personal music trainer nas modalidades presencial e telepresencial para alunos de diversos estados do Brasil (mais informações). Atualmente, ministra workshops sobre a guitarra brasileira em eventos especializados, como a Feira da Música de Fortaleza (CE), Festival Mestres da Guitarra (CE) e Expomusic (SP), é endorsement patrocinado por NIG Music, Nig Strings e NIG Pedals e professor membro do Guitar Pro Education Program — certificação oferecida pela desenvolvedora de software Arobas Music, produtora do software Guitar Pro.


Clique aqui para conhecer mais sobre Jonathan Raphael!

Nos despedimos ao som de Tributo à Guitarra Baiana, seu single digital. Aperte o play!


#brasil #mpb #jonathanrafhael #jazz #musicainstrumental #musicabrasileira #frevo #guitarra #guitarrabaiana #aulasonline #fortaleza #ceara

Posts Recentes