Posts Em Destaque

Destaque |Júnior Maceió


Pertencente à Região Metropolitana de Maceió, Santa Luzia do Norte é um município brasileiro do estado de Alagoas. Em 2004, sua população estimada era de 6.692 habitantes. Vizinho dos municípios de Coqueiro Seco, Satuba e Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte situa-se a 13 km a Norte oeste de Maceió a maior cidade nos arredores. E foi exatamente ali nessa simpática cidade do interior de Alagoas que o musico Geraldo Manoel de Souza Júnior - mais conhecido como Júnior Maceió - viveu toda sua infância e juventude. Junior é natural de Maceió-AL e como a maioria das crianças de um país como o Brasil, de cultura latente, o nosso músico recebeu influencias culturais e musicais não somente da região, mas também as que corriam fortemente nas veias. Seu bisavô,conhecido como , Zé Caldeireiro, era quem animava as festas da cidade com seu fole de 8 baixos . Porem, só esperou Junior nascer pra dar a bênção musical ,e exatamente um mês após o nascimento do bisneto, veio a falecer. Aos 11 anos, Junior Maceió deu início aos estudos da música com o Maestro Euclides Moreira, aos 13 anos já tocava nas orquestras de frêvo da região. Sua primeira oportunidade de pisar no palco, foi através do amigo e incentivador cultural Pedão , no seu famoso Show de calouros. Com 15 anos ganhou do pai seu primeiro saxofone um Weril Bentley . Em Maceió tocou na Big Banda Show maestro Ivanildo Rafael que representou o estado no Festival de Montreux na França em 97 e acompanhou artistas como , Claudionor Germano (grande carnavalesco pernambucano),e Maria Alcina.

Em 98 foi para Juazeiro do Norte-Ce, onde trabalhou com Luiz Fidelis, um grande compositor cearense, e sua banda "Cachorra da Mulesta". Em 99 mudou-se para Salvador e lá tocou na noite, e com algumas bandas e artistas como: Salsa Lito, Sara Jane, o cantor sertanejo Daniel, Saul Barbosa (grande compositor baiano), entre outros. Em estúdio gravou com, Daniela Mercury, Banda Eva, Ivete Sangalo, Luiz Caldas, Timbalada, Olodum, Rapazola, Babado Novo, Alexandre Pires, Negra Cor, Pisirico, Jammil, Alexandre Peixe, Os Travessos, Araketo, Claudia Leite, Carlinhos Brow entre muitos outros. Trabalhou também com grandes produtores tais como: Marco Mazola, Guto Graça Melo, lincoln olivetti, Iacoce Simões, Alfredo Moura, Alexandre Lins, etc. Fez parte do grupo baiano Harmonia do Samba de 2001 ate 2008,onde era responsável pelos arranjos de naipe de sopros, neste período foram oito discos e um DVD's. Com o grupo fez turnês por países como Portugal, Itália, Suíça, Alemanha, Japão, E.U.A, Angola, e Cabo Verde. Em 2008 Gravou e fez direção musical do DVD HARMONIA ROMÂNTICO, gravado em SP no Espaço das Américas, e indicado ao Grammy Latino como melhor álbum de samba e pagode . Nesse mesmo ano , Junior ganhou o premio de melhor musica instrumental da radio educadora da Bahia com a musica “CHEIO DE PANTIM”(Junior Maceió/Marcio Dhiniz). Gravou o disco infantil "A CASA AMARELA" de Ivete e Saulo e também gravou o DVD “PODE ENTRAR” . Fez parte da banda que acompanhou o artista Carlinhos Brown em sua turner 2009 (Marrocos, Europa, Colômbia, E.U.A, Canadá etc..) Em março de 2011, foi convidado a fazer parte da banda da cantora Ivete Sangalo, que completou 20 anos de carreira com um DVD gravado em salvador em Dezembro de 2013. O artista também faz parte da premiada Orquestra Rumpillezz do maestro Letieris Leite .Teve como influências musicais: Ivanildo Sax de Ouro, Teixeira de Manaus, Saraiva Kenny G, Leo Gandelman, Milton Guedes, Marcelo Martins, Charlie Parker, Michael Brecker, Erik Mariental, David Sam Born, Djavan, Maceo Parker, Cal Mascarenhas, Reudes Nogueira, Everaldo Borges, Almir Medeiros, Ivanildo Rafael, Euclides Moreira e seu tio Manu com quem aprendeu a malícia do chorinho. Em Dezembro de 2015, Jr. lançou seu primeiro álbum solo instrumental, "Together Y Misturados" pela Muralha Record . Fonte: Biografia, fotos,áudios do arquivo pessoal enviado pelo artista.

Contato: uniormaceio@me.com

CLIQUE AQUI E ACESSO AO CANAL DO YOUTUBE DO ARTISTA

https://open.spotify.com/user/juniormaceio https://www.instagram.com/juniormaceiosax https://www.facebook.com/juniormaceio http://instagram.com/juniormaceiosax twitter.com/juniormaceiosax


#sax #saxofone #musicainstrumental #musicabrasileira #improvisobrasil #jazz #fusion #brasil #juniormaceio #jrmaceio

Posts Recentes