Posts Em Destaque

Gilmar Araújo e Grupo Quaternária


Gilmar de Souza Araújo, nascido em feira de Santana-BA, Graduando em Licenciatura em Música(UEFS) músico profissional desde 1996, tem atuado como músico acompanhante de diversos artistas da cidade, fundou em 2008 o grupo quaternária, com objetivo de estudar improvisação e desde então tem participado de festivais e projetos músicas como: Festival de música instrumental do interior em 2010, Cachoeira-BA, teve sua composição “Despertando Inconsciente” selecionada entre as 50 no festival da Educadora 2012 e Mostra Sesc de Música em 2013, tem participado de projetos musicais na cidade como o “Acorde pro Som” e “Quartas de Jazz”. Idealizador do projeto “Jam na Cuca” realizado no teatro de arena do Centro Universitário de Cultura e Arte, com o propósito de fomentar a música instrumental, na formação de público, atua como professor de violão e guitarra, na escola Vivace.

O GRUPO

Em 2008, movidos pela paixão pela música instrumental e pelo interesse no estudo da improvisação, quatro experientes músicos feirenses se uniram e formaram o Grupo Quaternária. Em pouco tempo, ficou claro que o grupo viria a se destacar na cidade de Feira de Santana, tornando-se referência de qualidade em seu estilo e movimentando a cena local com apresentações contínuas em projetos capitaneados pelo grupo, como o Acorde pro Som e as Quartas de Jazz.

Além de projetos próprios, a banda participou de diversos eventos musicais e artísticos da cidade, interior e capital, com destaque para o Festival de Música Instrumental de Cachoeira, em 2010, Mostra SESC de Música 2013, Festival da Rádio Educadora FM 2012, Feira do Livro de Feira de Santana, Abertura do Show de Ivan Lins no 2013, show no Projeto Música no MAC-Feira, Projeto Natal Encantado 2013 e, mais recentemente, na JAM no MAM importante e consolidado evento de música instrumental em Salvador, esse ano o grupo abriu o projeto Música na Ilha Arte e cultura em Itaparica- Ba.

O PROJETO JAM NA CUCA

Atualmente o grupo se dedica ao projeto “Jam Na CuCa”, idealizado pelos integrantes, pelo pianista Tito Pereira e produção executiva de Nana Oliveira. O projeto se consubstancia na apresentação musical de uma banda base, formado por 5 (cinco) integrantes (Trompete, acordeom, guitarra, bateria e contrabaixo) e caracteriza-se pela possibilidade de participação de músicos previamente convidados, como também de músicos que frequentarem o espetáculo, de modo a agregar talentos e fazer uma simbiose com o público, bem ao espírito de uma verdadeira Jam Session.

A inspiração para este projeto vem da experiência e atuação contínua dos músicos envolvidos, bem como no sucesso deste tipo de apresentação em outras cidades do país

Assim, desde sua criação, o público do grupo tem crescido e se fortalecido e o Quaternária segue acreditando na música instrumental com sua forma de expressão artística – buscando excelência na execução de clássicos da música nacional e mundial, com influências notórias do jazz, mas também visando impor sua própria marca em criações autorais, releituras e capacidade de improvisação.

O Grupo Quaternária é: Gilmar Araújo (Guitarra), Anderson Silva (Baixo), Rogério Ferrer (piano, acordeom e violão), Adson Jr (Bateria) Darlan Queiroz(Trompete)




Redes Sociais:

Youtube

Facebook

#gilmardesouza #jamnacuca #Quaternária #feiredesantana

Posts Recentes