Posts Em Destaque

Sons do Brasil | Uiliam Michelon


“O tradicional e o novo se fundem no fole do acordeom!”, essa máxima é o que ecoa no coração e na mente de Uiliam Michelon, um gaúcho natural de Vacaria/RS e que dedilha seu acordeom desde os 11 anos de idade.

Uiliam Michelon, a partir de 2005, passou a se dedicar ao acordeom cromático, modelo de instrumento criado em 1850 por F. Walter, sendo dessa modalidade o primeiro a chegar no Brasil e denominado Concertina . Os tamanhos deles variam desde um acordeon com 20 botões e 12 baixos, até os acordeons cromáticos modernos que têm até 6 filas de botões e 160 baixos.

Michelon, desde muito cedo atua em grupos folclóricos gaúchos e acompanha cantores da região. Atualmente desenvolve um trabalho autoral de música instrumental, refletindo sua alma interiorana e suas várias influências, que passeiam pela música tradicional gaúcha, chamamé, tango, jazz, mpb e música clássica, resultando em nuances de campo e cidade, do tradicional e contemporâneo.

O Músico (acordeonista), arranjador, compositor e professor, teve como principais professores João Maria Pinheiro da Rosa (Vacaria/RS) e Oscar dos Reis (Caxias do Sul/RS), tendo este último, feito especializações em acordeom na Rússia, Itália e Espanha, com os principais nomes do acordeon mundial. Michelon participou de masters class com o espanhol Gorka Hermosa e o francês Richard Galliano, também grandes nomes do mundo acordeonístico. Realizou gravações com o Grupo Pátria Sulina de Lages/SC e também trabalhos com o cantor caxiense Fábio Soares e muitos outros da região. Ainda, dentre seus principais trabalhos, está a direção musical e atuação como acordeonista no DVD em comemoração aos 10 anos do Festival Nativista Baqueria de Los Piñares, de Vacaria/RS. Desenvolve um trabalho sério com música instrumental baseado em diversas influências nacionais e internacionais.

Clique nas Redes sociais:

Facebook

Youtube

Instagram

Fonte: Arquivo pessoal de Uiliam Michelon para o projeto Improviso Brasil

#UiliamMichelon #Acordeon #Acordeiconcromát #AcordeonCromático

Posts Recentes