Posts Em Destaque

Cleison Bezerra (CE) - A Revelação Cearense das Transcrições dos grandes mestres


Iniciar essa postagem sobre um jovem pacato do interior do Ceará com uma honraria do mestre e professor Raul Mascarenhas, que atualmente reside na França, é simplesmente um troféu - "Começo por dar meu total apoio ao projeto Improviso Brasil, que mostra e homenageia músicos nessa arte de improvisação, sejam experientes ou novos talentos, como é o caso de Cleison Bezerra, jovem saxofonista, que, além de tocar muito bem, vem transcrevendo de maneira impecável improvisos de músicos já conhecidos do cenário musical. Parabéns ao Improviso Brasil e à Cleison Bezerra! " (Raul Mascarenhas).

Cleison Bezerra, 21 anos, natural de Croatá/CE, saxofonista e flautista, iniciou seus estudos musicais no Projeto Vamos Fazer Arte no ano de 2009 com pouco mais de 13 anos de idade. Nos primeiros momentos de aprendizado musical, após passar pela iniciação com flauta doce, entrou para o naipe de saxofones tocando sax alto, tenor, barítono e logo após flauta transversal, respectivamente. Já como membro efetivo da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (onde toca desde 2010), firmou-se como saxofonista tenor e, logo após, sax barítono, atuando como saxofonista solo.

Nos anos de 2010 a 2012 participou do Festival de Música da Ibiapaba na cidade de Viçosa do Ceará onde, além da participar de Big Band, teve a oportunidade de ter aulas de saxofones e improvisação com os professores David Ganc, Costinha e Roberto Stepheson. No ano de 2014 conheceu os professores Ed Barros e Lucas Marden (saxofonistas e professores de harmonia e improvisação referências no cenário cearense) tendo curso de harmonia e improvisação com estes, e tendo logo mais o grande prazer de tocar com os mesmos.

“Em meus quase 10 anos de estudos sobre a arte da improvisação, fui presenteado com vários alunos incríveis. Mas a dedicação, perseverança, e sobretudo, talento de Cleison Bezerra, com certeza o fazem diferente. Um saxofonista surpreendente, prodigioso e musicalmente verdadeiro. Além de grande amigo.” Diz Ed Barros.


“Humildade, sinceridade e determinação. Essas são as principais características desse aluno e amigo Cleison, que com facilidade esta conseguindo alcançar seus alvos. Em anos lecionando cursos de harmonia e improvisação, não tinha achado um aluno tão determinado quanto ele, sua busca por conhecimento e colocar em pratica os conhecimentos é insaciável e inspirador. Acredito que foi planos de Deus poder acompanhar e ajudar a Cleison Bezerra em sua trajetória.” Diz Lucas Marden.


AS TRANSCRIÇÕES E HOMENAGENS AOS SEUS MESTRES:

Atualmente, além de lecionar Flauta Transversal e Saxofone, atua como coordenador pedagógico no projeto onde começou seus estudos musicais e tem no momento como projeto pessoal transcrever e interpretar solos de grandes saxofonistas brasileiros como, por exemplo, Ademir Junior, Raul Mascarenhas, Marcelo Martins, Victor Assis Brasil, Eduardo Neves, Josué Lopes e Marcelo Coelho.

Cleison tem como suas principais influências os músicos Ed Barros, Lucas Marden, Marcelo Coelho, Raul Mascarenhas, Ademir Júnior, Wynton Marsalis e Bob Mintzer.

CLIQUE E ACESSE AS REDES SOCIAIS:

Canal do Youtube - Transcrições

Facebook

Instagram

Email-l: cleisonsax_baritono@hotmail.com

FONTE: Arquivo pessoal do artista Cleison Bezerra para o Projeto Improviso Brasil.

#CleisonBezerra #Croatá #Ceará #Saxofonista

Posts Recentes