Posts Em Destaque

Sons do Brasil | Ricardo Herz


Ricardo Herz reinventou o violino brasileiro. Sua técnica leva ao instrumento o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz.

Graduado em violino erudito pela USP, sua sólida formação começou aos 6 anos, tendo passado pela escola Fukuda em São Paulo. Estudou na renomada Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, escola do violinista francês, uma lenda do violino jazz.

De volta ao Brasil desde 2010, depois de 10 anos estudando e vivendo na França e EUA, Herz tem participado de muitos projetos e colaborado com músicos de todo o país e exterior tais como Dominguinhos, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Didier Lockwood, Gabriel Grossi. Em 2011, se apresentou como solista ao lado de Dominguinhos, abrindo a temporada anual da Orquestra Jazz Sinfônica no Auditório Ibirapuera. Desde então tem sido convidado como solista por orquestras. Em 2015 , com a Orquestra Tom Jobim, realizou concertos tocando obras de sua autoria na Sala São Paulo e Auditório Ibirapuera.


O TRIO

Em 2011, funda o Ricardo Herz Trio, com Pedro Ito na bateria e Michael Ruzitschka no violão 7 cordas, com quem vem tocando em diversos festivais e salas no Brasil e exterior, tendo realizado 3 turnês europeias e diversas no Brasil, sendo a mais recente uma com 10 shows em capitais brasileiras, patrocinada pelos Correios, via Lei Rouanet.


Além do trio, Ricardo mantém dois duos : um com o vibrafonista, multi-instrumentista e compositor mineiro Antonio Loureiro e outro com o sanfoneiro gaúcho Samuca do Acordeon, tendo lançado CDs com os dois duos.

Ricardo também tem dedicado parte de seu tempo no ensino e difusão do violino popular.


O MAIS RECENTE TRABALHO

Clique na imagem para ouvir



O QUE ELES DISSERAM QUANDO OUVEM:


“(…) o disco disputa seriamente como um dos melhores lançamentos instrumentais brasileiros do ano” Irineu Franco Perpétuo – Guia da Folha – Folha de São Paulo – 28/07/12

“Um dos lançamentos mais inspirados da cena instrumental este ano” (Eduardo Tristão Girão – Estado de Minas 27/07/12)


“Ricardo é desses moços que melhor toca ultimamente, toca pra valer. É um ótimo incentivo para a música brasileira, ainda mais por que, além de ser um excelente músico, tem um ‘molho’ único tocando violino no forró.” (Domiguinhos)


“Cheio de sensibilidade e virtuosismo, swing e lirismo, Ricardo Herz está colocando os ‘pingos nos is’ na história do violino popular no Brasil! Tudo com muita musicalidade e a característica mais marcante em sua personalidade quando sobe ao palco: carisma! Sucesso de público e crítica” (Hamilton de Holanda)


“Violino Popular Brasileiro é um título mais do que perfeito para o CD do Ricardo Herz. Com uma técnica apurada, passa por baião, forró (às vezes como se fosse rabeca), sambas, chorinhos e canções com autoridade e intimidade absolutas de quem conhece, de fato, o Brasil.” (Edu Lobo)


“É de se espantar que o riquíssimo universo músical brasileiro poucas vezes tenha gerado grandes especialistas no violino, instrumento versátil e central na história do ocidente. É também de se espantar, por outro lado, que, mesmo sem uma longa tradição às suas costas, tenha surgido aqui um dos maiores violinistas da música popular mundial, o paulistano Ricardo Herz” (André Domingues – Diário do Comércio – SP- pag 24 – 26/06/12)


“A música brasileira, sua especialidade, está aqui magnificamente representada com originalidade graças a seu grande talento de violinista” (Didier Lockwood)

CONTATOS

Ricardo Herz

Violino Popular Brasileiro

Herz Produções Artísticas Rua Fradique Coutinho 795, ap. 97 São Paulo, SP, Brasil 05416/011 Ricardo Herz Booking Geral e Contato Direto +55 11 99249 2930 ricardo.herz@gmail.com Marina Herz Produção, Booking e Infos +55 11 36726668 +55 11 99259 9146 marinagsherz@gmail.com

CLIQUE EM SITE E REDES SOCIAIS:

SITE

YOUTUBE

FACEBOOK

INSTAGRAM

FONTE: Arquivo pessoal, site e redes sociais de Ricardo Herz enviados ao Projeto Improviso Brasil.

Indicado by http://www.venturinicomunicacao.com.br/deboraventurini/

#RicardoHerz #Violino #Rabeca #TorcendoaTerra #RicardoHerzTrio #PedroIto #MichiRuzitschka #TecoCardoso #FábioPeron #ZéLuisNascimento #Improviso #ImprovisoBrasil #MusicaInstrumental

Posts Recentes