Posts Em Destaque

Artes & EnCanto | CD Luiz Eça por Diogo Monzo


Com lançamento agendado para 30 de maio de 2017, pelo selo Fina Flor, o Cd "Luiz Eça por Diogo Monzo" é fruto da pesquisa de Mestrado do músico Diogo Monzo. Apesar de inicialmente o trabalho estar voltado somente para a pesquisa acadêmica em sentido científico, com o decorrer da pesquisa e com o envolvimento e a imersão no objeto de estudo, Monzo foi desafiado e encorajado a produzir algo que pudesse resultar não só em um texto, mas também em material sonoro. Por isso, foi gravado um CD, entre os meses de junho e agosto de 2016, com composições musicais de Luiz Eça, que neste ano de 2017, faria 80 anos. O CD é também um trabalho comemorativo.

No CD, foram gravadas as músicas Mestre Bimba, Alegria de Viver, Quase um adeus, The Dolphin, Imagem, Reflexos, Weekend, Melancolia e Eçaniando (uma homenagem a Luiz Eça). Esse é, em sua essência, um trabalho de trio, piano, bateria e contrabaixo. Porém, duas músicas contêm participações que fogem da formação de trio: a música Quase um adeus, que conta com a participação do acordeon de Lulinha, e a música Imagem que teve sua melodia interpretada pela cantora Leila Pinheiro. O CD ainda contou com a participação dos músicos Bruno Rejan, André Mehmari, Di Steffano e Sidiel Vieira.


Luiz Eça | O tributo

(Ouça a Biografia de luiz Eça Radio Cultura Brasil)

Luiz Eça (Luiz Mainzl da Cunha de Eça -1936 - 1992), filho de mãe francesa e pai português, iniciou seus estudos de piano aos cinco anos de idade e, em seguida estudou teoria musical. Nos anos de 1957- 1958 estudou em Viena,na Áustria, com bolsa de estudos concedida pelo Governo Brasileiro. "Continuou seus estudos com Zina Stern, Madame Petrus Verdier ( que foi amiga de Debussy). Jacques Klein, Homero Magalhães, Lucia Branco,Heitor Alimonda " ( Quinderé, 2007 p.165 ). Sua carreira teve inicio em 1953 como pianista de casas noturnas e bailes de formatura no Rio de Janeiro. Em 1955 aos 19 anos lança seu primeiro disco: "Uma Noite no Plaza". Luiz Eça é frequentemente apontado como um dos mais importantes pianistas da musica popular brasileira.. Seu trabalho é reconhecido no Brasil e, no exterior, estende-se desde a formação do Tamba Trio em 1960.

Luiz Eça deixou um legado importante para a música brasileira, pela forma peculiar de enxergar a música, por meio de suas composições e sua maneira de tocar piano registrada nos seus 29 discos, entre gravações com o Tamba Trio no Brasil e no exterior. Consolidou-se como arranjador, autor de trilhas sonoras para teatro, cinema e televisão, além de lançar trabalhos solos. Colaborou no inicio de carreira de muitos e lançou os primeiros discos de diversos grupoe e cantores como Maysa e Milton Nascimento.( Quinderé - 2007) Sua música "The Dolphin" gravada pelo pianista americano Bill Evans no album "From left to right " em 1970, deu-lhe destaque internacional. Em 2002, a gravadora Biscoito Fino lançou "Reencontro", em homenagem ao Luiz Eça e, em 2004, Michel Legrand gravou no Brasil a obra do Luiz Eça pela mesma gravadora no álbum Michel Legrand - Luiz Eça.

(Clique aqui e acesse a discografia de Luiz Eça.)


Diogo Monzo

"A vida pode ser insondável, não? Por um lado, nos rouba Luiz Eça - priva-nos de sua pessoa e de seu piano, e só nós, que o conhecemos e amamos, sabemos o rombo que isso deixou.

Mas passam-se 25 anos da morte de Luizinho, e surge - espontaneamente, magicamente - um garoto chamado Diogo Monzo.

Quem é ele?

A resposta está aqui. Não acredito em bruxas, horóscopos ou reencarnações, mas, ao ouvir este CD, sinto que, em Diogo, vibram as mãos, o toque, o gênio de Luiz Eça". (Ruy Castro)


Diogo Monzo é um jovem músico e compositor. Selecionado entre os Top 5 no “Made in New York Jazz Competition”, escolhido uns dos melhores instrumentistas do ano pelo site "melhores da música brasileira" - pelo disco "Meu Samba Parece Com Quê?". Autor do livro e do CD “Hinos Tradicionais Sob Uma Nova Concepcão” e do CD “Meu Samba Parece Com Quê?”, o qual participou da Audição 2016 e concorreu ao Prêmio da Música Brasileira. Mestre em Música pela UNB (Universidade de Brasília). Graduado em Piano Clássico pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música – RJ. Estudou piano clássico com os professores: Maria Tereza Soares, Talita Peres e Maria Tereza Madeira. Formado em Harmonia Funcional no CIGAN – RJ. Berklee On The Road - The Art of Improvisation, com oficinas em Songwriting, Arranging e com o pianista Laszlo Gardony.

Estudou improvisação e piano popular com os professores: Roberto Alves, Rafael Vernet, Cliff Korman e com o pianista e compositor Jeff Gardner. Tem se apresentado em diversas salas, auditórios, programas de televisão e festivais, tais como sala Baden Powell, Clube do Choro, Sala Cecília Meireles, auditório Lorenzo Fernandez, Sesc em Barra do Piraí, Festival vale do Café, Ipiabas Blues Jazz Festival, Auditório da Faculdade Batista do Rio de Janeiro, Sesc em Brasília, Festival Café Cachaça e Chorinho, Sala Thomas Jefferson em Brasília, Triboz RJ e no projeto “Série Mini Recitais” transmitido pela UnB TV, no programa “Músicas que Elevam” da Boa Vontade TV (Canal 20 da Sky, 212 na Oi TV), no programa “Refrão” na TV Câmara, no programa “Espaço Cultural da TV Senado e no programa “Partituras”da TV Brasil. No dia 4 de Dezembro de 2015 fez a sua estreia na Europa, onde apresentou três concertos de piano solo na József Attila Culture Hall, Dorog City – Hungria, na Universidade de Aveiro em Portugal e na Chiesa Battista di Roma Montesacro. No dia 21 de Maio de 2016 fez a sua estreia nos EUA, em Nova York, no Tribeca Performing Arts Center pelo Made in New York Jazz Competition, junto com grandes nomes do jazz como Rufus Reid, Tommy Campbell, Philip Harper, Bobby Sanabria e Randy Brecker. No mês de Agosto de 2016 se apresentou no IMESUR no chile.

CLIQUE EM SITE E REDES SOCIAIS:

www.diogomonzo.com

FACEBOOK

INSTAGRAM

OUÇA O CD NO SPOTIFY

LINKS:

REVISTA BRASILEIROS (2012)

PROGRAMA DE RADIO CULTURA BRASIL COM A BIOGRAFIA DE LUIZ EÇA

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - UNB BRASÍLIA/DF

CONTATOS:

Produção

Fernanda Quinderé

Telefones: +55 85 3244 5939 +55 85 98878 5939

​Email: contato_diogomonzo@hotmail.com

Fina Flôr: http://www.finaflor.art.br/sitenovo/Contato/contato.php

FONTE: Arquivo pessoal do artista Diogo Monzo enviado ao Projeto Improviso Brasil.

#DiogoMonzo #LuizEçabyDiogoMonzo #Lançamentos #FinaFlôr #FernandaQuinderé #DISteffano #BrunoRejan #Piano #DiogoMonzoTrio

Posts Recentes