Posts Em Destaque

SONS DO BRASIL | DUO VIEIRA


O Duo Vieira é formado pela cantora Rebeca Vieira e pelo violonista sete cordas Ricardo Vieira. O Duo integra a nova safra de artistas que se entregam à liberdade de criação para trazer um repertório diversificado, fundindo elementos da música camerística à linguagem da música popular brasileira.

Em novembro de 2017, uma série de fatores possibilitaram o encontro musical entre a cantora Rebeca Vieira (RJ) e o violonista sete cordas Ricardo Vieira (SE). A imediata e feliz fusão entre afinidade musical e paixão pela música trouxe à tona o desejo de eternizar esse encontro por meio do fazer musical. Foi nesse contexto que surgiu o Duo Vieira. Além disso, a singularidade do encontro entre os "Vieiras" também contribui para a concepção artística do Duo. O nome tem sua origem ligada às "conchas que produzem pérolas", trazendo uma conotação que nos remete ao mar que inspirou pérolas musicais do cancioneiro popular. Nesse âmbito, os arranjos inéditos de obras de alguns dos mais representativos compositores da música popular brasileira, tais como Tom Jobim, Guinga, Sérgio Sampaio, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, entre outros; são concebidos de forma mui sui generis e refletem diretamente o bom gosto, interação e experiência musical de Rebeca e Ricardo.

A cantora Rebeca Vieira é capixaba e integra a nova geração de artistas que interpretam a musica brasileira com uma linguagem muito própria. É a "Cantora que também Educa". Com ampla formação em música, atua nos diferentes níveis da educação musical. Como artista, integra o grupo vocal carioca Ordinarius e o Duo Vieira; e como educadora atua no Colégio Pedro II (RJ), onde desenvolve várias frentes de projetos musicais.

O violonista Ricardo Vieira é sergipano e tem explorado as possibilidades do instrumento, fundindo a tradição do 7 cordas à modernidade numa linguagem particular. É arranjador e produtor musical e além do Duo Vieira, atua em diversos projetos locais e nacionais, tais como "Xangai em "Cantingueiros" e um trabalho instrumental com o gaitista Júlio Rêgo. Tem formação em criação musical, performance e educação musical.

O projeto Pérolas para Jobim insere o Duo Vieira no circuito da música popular brasileira contemporânea, trazendo para o público pérolas singulares em tributo ao grande maestro Tom Jobim, que contribuiu imensuravelmente para a cultura musical brasileira, conquistando o cenário internacional com a Bossa Nova. Além disso, homenageamos os 60 anos do marco inicial da Bossa Nova, comemorados em 2018.

No repertório, encontram-se pérolas do maestro Jobim que na década de 50 prenunciaram o surgimento da Bossa Nova, tais como Incerteza (1953) e Foi a Noite (1956), ambas em parceria com Newton Mendonça (1927-1960). É nesse âmbito que a originalidade do projeto se insere, tendo em vista a riqueza e importância desse repertório para música brasileira; bem como a concepção dos arranjos inéditos para Violão de Sete Cordas e Canto e o modo criativo e particular de interpretação do Duo Vieira.

O formato do show Pérolas para Jobim tem um caráter intimista com intervenções a respeito do contexto histórico de algumas pérolas do maestro Jobim. Trazemos curiosidades sobre sua vida, parcerias, inspirações e situações vivenciadas durante a sua carreira. Além disso, o Duo também dialoga sobre o processo de criação dos arranjos e interpretação das canções. Deste modo, o Duo Vieira aproxima o público e o convida a participar ativamente do show, promovendo uma atmosfera interativa e uma viagem subjetiva sobre os caminhos que foram trilhados pela música popular brasileira, cantando e contando os primeiros passos e compassos de Tom Jobim que culminaram no surgimento da Bossa Nova.

Fotos: Helena March

CONTATO

Produtora Talenos & Eventos Organizadora de Eventos Musicais Ltda.

Email 1: ricardo@talentoseeventos.com.br

Ricardo Dantas

+55 11 2339-8695

+55 11 94155-0090

www.talentoseeventos.com.br

Email 2: contato@duovieira.com

www.duovieira.com

https://www.facebook.com/duovieira/

https://www.instagram.com/ricardovieira.mus/

Canal do Youtube

#violão7 #ViolãoSetecordas #RicardoVieira #RebecaVieira #DuoVieira

Posts Recentes