Posts Em Destaque

COLUNA DO BETO LACERDA | ÁLBUM QUASAR

GERALDO HENRIQUE BULHÕES – QUASAR (2013)

Cada álbum carrega uma história por trás: as loucuras para se conseguir uma relíquia, o impacto causado pela sonoridade, o encarte entrecortado de músicos excepcionais, saboreado como quitute divino, enfim, inúmeros foram os exemplares que auxiliaram nesses momentos de prazer ao degustá-los.

Para exemplificar melhor, cito o “Quasar”, disco de 2013, do guitarrista brasileiro Geraldo Henrique Bulhões. A obra foi descoberta de forma aleatória, em pesquisas rotineiras, nessas audições esporádicas em plataformas digitais, a fim de conhecer novos sons. A primeira faixa já me fez parar o que estava fazendo e imediatamente conferir a capa do álbum. Quando li a ficha técnica fiquei assustado: John Patitucci (baixo), Nate Smith (bateria), John Escreet (piano), Seamus Blake, Chris Potter e Ademir Júnior (saxofone), além de Scott Henderson, Adam Rogers e Gerado Henrique Bulhões, nas guitarras. Isso fez ligar o sinal de alerta, já sabia que os pés deixariam o chão por algum tempo.

Com exceção da faixa “Melhor de 8”, do saxofonista Ademir Júnior, “Tempo bom céu aberto”, “UFO”, “Thinking of you”, “Radioactive”, “Metamorfosis” e “New world” formam as demais composições do autor, algo que também se deve levar em conta, pois os temas são lindos, criativos e nos fustigam a ouvi-los sem parar, soando como verdadeiros standards. Outro detalhe muito importante me chamou a atenção: se o álbum foi lançado em 2013, porque só agora depois de cinco anos fui descobri-lo? Explico: a música é um mar sem fim, uma fagulha divina que nos possibilita compreender o quanto temos a descobrir e que ainda a muito o que aprender.

Ao findar a audição pude discernir a faixa título: Quasar é aparentemente uma estrela, é como um buraco negro, o objeto mais brilhante no universo. O disco realmente não poderia ter outro nome, pois é exatamente essa luz do extremo profissionalismo, da incrível contribuição dos músicos e suas criatividades absurdas que nos arrebata!

CLIQUE OUÇA O ALBUM QUASAR

FICHA TÉCNICA:

Geraldo Henrique Bulhões: guitarra Adam Rogers: guitarra Scott Henderson: guitarra John Escreet: piano John Patitucci: baixo Nate Smith: bateria Ademir Júnior: sax Seamus Blake: sax Chris Potter: sax

(Quasar esteve na lista dos melhores lançamentos de 2013 pela revista Downbeat)

Redes sociais:

instagram: @geraldohenriquebulhoes

Facebok: https://pt-br.facebook.com/GeraldoHenriqueBulhoesOficial/

Texto: Beto Lacerda do Canal COLA NO SOM

@betolacerda73 @canalcolanosom

#ColunadoBeto #BetoLacerda #ColanoSom #GeraldoHenriqueBulhões #Quasar

Posts Recentes