COLUNA DO BETO LACERDA | ÁLBUM A CASA NOVA - CLÁUDIO CÉSAR RIBEIRO (2015)
O título "A casa nova", na primeira impressão, ao ver a capa desse disco, lembrei-me do poema "A mulher e a casa”, do genial João Cabral de Melo Neto. Em um dos trechos o escritor menciona:
"uma casa não é nunca
só para ser contemplada;
melhor: somente por dentro
é possível contemplá-la".
É exatamente essa curiosidade que me instigou a vontade de conferir de perto o álbum, lançado em 2015, do exímio guitarrista, Cláudio César Ribeiro, que já o conhecia por ouvi-lo tocar com Ivan Lins, mas ainda não havia apreciado sua carreira instrumental.
Cada uma das 10 faixas, todas de sua própria lavra, também arranjadas e produzidas por ele, de uma sonoridade incrível, corresponde a um cômodo da residência que nos convida para ficarmos à vontade entre os ilustres visitantes que comandam o som: João Salcedo e André Sarbib, no piano; Yuri Daniel, no baixo; Rui Teixeira, no saxofone, Marcelo Woloski, na percussão; João Castro Cunha, Ebel Perrelli, Toni Maresca e Leandro Leonet, na bateria, Fátima Serro e Lilian Raquel, nos vocalizes e Cláudio César Ribeiro, na guitarra.
Os destaques ficam por conta dos temas: "Hermeticamente falando", "Imagine se tivesse" e "Arigó treloso", momentos em que novamente os acordes dissonantes e a excelência musical fundem-se aos versos do poeta, batendo à porta do anestesiado coração e da mente ainda reflexiva:
"Seduz pelo que é dentro,
pelos espaços de dentro:
seus recintos, suas áreas,
organizando-se dentro
em corredores e salas,
os quais exercem sobre esse homem
efeito igual ao que causas:
a vontade de corrê-la
por dentro, de visitá-la."
Depois da audição extasiante, difícil é querer sair do imóvel em que reside a música de Cláudio César Ribeiro. Por favor, amigo, deixe-me repousar pelo menos na rede, na varanda desta " A casa nova".
REDES SOCIAIS:
COLUNA BETO LACERDA:
Texto: Beto Lacerda do Canal COLA NO SOM
https://blogdobetolacerda.blogspot.com/
#Acasanova #CláudioCésarRibeiro #2015 #Album #ColunadoBeto #Colunista #BetoLacerda #ColanoSom #ImprovisoBrasil