Posts Em Destaque

COLUNA DO BETO LACERDA – ÁLBUM BRAULIO ARAUJO - “PONTE” (2012)

Você atravessaria, tranquilamente, uma pinguela? É lógico que não colocaria sua vida em risco, caso não sentisse segurança em percorrê-la. Mas se a base fosse de concreto, firme como uma rocha? Então convido-lhes a conhecerem a “Ponte”, de Braulio Araujo, nome que intitula o trabalho autoral, gravado em 2012, desse virtuose do contrabaixo.

O trajeto inicia-se com o entusiasmo de quem já consegue vislumbrar o cenário deslumbrante que se pode encontrar do outro lado e não há hesitação em meio à travessia, por isso os primeiros passos largos rumo à liberdade, embalado pelos temas autorais, improvisos do acordeon de Cezzinha Thomas, o violão certeiro de Renato Bandeira e as baquetas nervosas de Augusto Silva. Logo à frente, a primeira pausa faz-se necessária: “Solar”, releitura de um tema do saxofonista Leo Gandelman (também autor de todos os textos do encarte), em que Luiz Edson (teclados), Fabinho Costa (trompete) e Claudio Santana (percussão) deixam a caminhada muito mais envolvente e nos faz descambar na folia, onde pés salpicados de brasa pelo acordeon de Beto Hortis, agitam-se em “Meu baião” e “De baixo do frevo”.

Retomando o fôlego, o acordeon de Genaro e o pandeiro de Lucas dos Prazeres, na faixa “Choro quebrado”, é daqueles momentos de levitação, de consciência da firmeza no chão em que se pisa, alicerces firmados na solidez da sofisticação e do bom gosto, que ultrapassa as intempéries do tempo. Tovinho (teclados) e o piano de Tony Yucatan, além do baixo, da voz e dos arranjos de Braulio, tecem a trilha do restante do percurso: Renascer, Campineira e Expressões harmônicas.

Já em solo firme, contemplando o cenário paradisíaco da música e sua extensão eterna, percebo que a estrada não termina, ela possui inúmeras pontes que ainda terão de ser atravessadas. Na capa, o rosto do artista, dividido entre infância e maturidade, revela algumas já percorridas, sempre com o sonho latente de produzir arte e perder-se (ou ganhar-se?).

REDES SOCIAIS:

Instagram

Facebook

Youtube

COLUNA BETO LACERDA:

Texto: Beto Lacerda do Canal COLA NO SOM

@betolacerda73 @colanosom

https://blogdobetolacerda.blogspot.com/


#ColunadoBeto #BetoLacerda #BráulioAraujo #ImprovisoBrasil #ColanoSom

Posts Recentes